19 de agosto de 2011

Sistemas Operacionais III

Depois de falar sobre o que são sistemas operacionais, quais são os mais usados e quais são suas aplicações recomendadas eu vou encerrar esta série de posts falando sobre dois dos sistemas operacionais citados no post anterior os quais eu acredito que mesmo em meio a divergências de opinião, certamente são os dois sistemas mais fáceis de serem operados, mais acessíveis e mais seguros quanto à bugs (falhas) entre os sistemas disponíveis atualmente no mercado. Os sistemas operacionais que serão abordados neste post são o Windows 7 da Microsoft Corporation® e o Ubuntu 11.04 Natty mantido pela Canonical Ltd®. Vou tratar de dar mais atenção aos aspectos positivos de cada um e destacar apenas os aspectos negativos mais relevantes dos mesmos para que o post não se torne propaganda de um ou de outro.



Windows 7

Eu como a maioria do pessoal que trabalha ou convive ativamente com informática tenho certo receio quando o assunto é usar Windows. Mas aí quem entende alguma coisa de informática vai se perguntar – “Mas vai trabalhar como então?”. Eis aí caro leitor a única coisa que me prende ao uso de um sistema operacional Windows, pois se não fosse essa única e lastimável questão eu já teria migrado pro Linux faz horas! Mas como o negócio não é malhar o Windows e sim pagar-pau pro dito cujo, vou começar a esfacelar alguns metros de seda para esse (eu não posso estar dizendo tal coisa :P) bem sucedido (até que enfim né Bill?) projeto da Microsoft Coporation®.

INTELIGENTE

O Windows 7 apesar de muitos dizerem que é “completamente diferente” das versões anteriores e ser de difícil navegação, no exato momento em que o usuário quebra o tabu do ”novo” e começa a prestar atenção no contexto da interface logo vê que ele é de longe muito mais intuitivo, isto é, deixa mais claro a função do conteúdo de cada ícone ou item que é exibido na tela, facilitando que o usuário encontre com mais facilidade a ferramenta que procura.  Outra coisa interessante na questão da “inteligência” do Seven, é que na instalação do sistema se o processo de instalação detecta uma versão anterior do Windows intalada na máquina, ele instala o sistema operacional por completo mantendo a estrutura dos arquivos intacta, modificando apenas pastas e arquivos do próprio sistema operacional. E uma das mais interessantes novidades do Windows 7 no quesito inteligência é o fato do mesmo não requerer a instalação de drivers de hardware (salvo raras exceções) para funcionar perfeitamente na maioria dos computadores onde é instalado.

CONFIÁVEL

Quando eu usei o Windows 7 pela primeira vez, tava começando a pensar que eles tinham usado um “kernel” Unix, porque funcionou muito redondo. Nenhum dos programas de uso cotidiano (editores de texto, reprodutores de áudio e vídeo, programas de edição de imagens e vídeos entre outros) apresentou qualquer travamento ou alteração no sistema que tenha sido necessário a reinicialização da máquina. Até as gambiarras para customização de interface que eram uns dos softwares que mais apresentavam problemas durante a execução do sistema operacional no Windows 7 elas executam 100% sem nenhm erro ou travamento.

LIMITAÇÕES

Como nada é perfeito e se tratando de Microsoft isso é até utópico (Ahh falei :P), o Windows 7 é uma dor de cabeça pro pessoal dos games e edições profissionais de 3D. Devido ao fato do sistema do Windows utilizar bastante processador para arrancar a execução de processos de kernel, todo programa que também requer bastante processador acaba ficando lento e apresentando alguns travamentos, mas nada que tenha que finalizar o sistema. Para quem gosta de games o Windows 7 só é indicado no caso da pessoa em questão estar disposta a gastar, pois vai precisar de um processador de alto desempenho além de um bom kit de memória RAM + Placa de vídeo para rodar jogos e programas de produção 3D com resultado satisfatório.



UBUNTU 11.04 “Natty”

Desde que eu comecei a usar o Ubuntu em sua versão 8.04, eu tenho vontade e prazer em aprender cada vez mais sobre sistemas operacionais Linux e suas variações de distribuição. O Ubuntu é um sistema operacional muito usado em servidores web e nos últimos anos, vem sendo amplamente difundido para os desktops por estar vindo configurado em Notebooks, Netbooks e PCs vendidos no Brasil e no mundo como uma alternativa de redução de custos no preço de venda de computadores. É muito indicado para quem nunca utilizou uma plataforma Linux por ser baseado na tecnologia Live CD, onde o usuário pode utilizar o sistema operacional com todas as suas funcionalidades antes mesmo de instalar o sistema no PC.

EXPANSÍVEL E CUSTOMIZÁVEL

Uma das principais e mais relevantes características do Ubuntu é que ele permite que o usuário controle completamente todo o conteúdo do sistema operacional, desde as cores e efeitos de interface até a configuração de processos e automação de procedimentos diretamente no código fonte do sistema, sem gambiarras que acabam danificando os arquivos base do sistema operacional. O Ubuntu permite que o usuário utilize 4 tipos diferentes de interface gráfica para o usuário, podendo ser usado como servidor de dados em rede e desktop ao mesmo tempo e sem comprometer o desempenho de utilização. Simplesmente, o Ubuntu pode ser transformado em qualquer coisa que o usuário quiser, claro que isso também irá demandar conhecimento do usuário caso ele não esteja pronto para reparar o sistema operacional no caso de algum erro.

LIMITAÇÕES

Como a maioria dos sistemas operacionais disponíveis no mercado, o Ubuntu também apresenta limitações, embora nem se comparem as limitações encontradas nos sistemas operacionais de código fechado. Uma das limitações encontradas na versão 11 do Ubuntu é que ela bloqueia a execução de aplicativos em ambiente Wine (emulador de programas de plataforma Windows) e nos últimos meses tenho procurado nos fóruns em português uma solução para esse problema, mas ainda não obtive sucesso. Outra pequena limitação do Ubuntu é que em algumas configurações de hardware ele tende a apresentar bugs de execução que só são reparados com conhecimento técnico mais avançado. Esses bugs são dificilmente encontrados, embora não estando assim completamente descartados.






Bom, depois dessa série de posts que falei sobre os sistemas operacionais, só me resta dizer que espero que esse post tenha sido útil para você que está concluindo essa leitura e espero também o seu comentário ao fim da sua leitura para que o blog possa melhorar o PageRank e ficar mais difundido. Se alguma das informações que eu dispus aqui nessa série de posts estiver equivocada ou completamente errada, não sinta-se constrangido em me corrigir, pois o maior benefício da internet é o aprendizado e só se aprende errando! Muito obrigado pelo seu acesso e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui o seu comentário